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1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo.

A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 15 de abril de 2025 25 de abril de 2025.
 

2. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

Clique para baixar - Arquivo modelo

Clique para baixar - Demais informações sobre formatação

Agradecimentos: quando necessário, o item “AGRADECIMENTOS” pode ser incluído no final do resumo.
 

3. SUBMISSÃO DOS RESUMOS

3.1 Os resumos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

3.2 As informações dos coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um.

3.3 O autor deverá estar com sua inscrição confirmada no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio. O autor poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores).

3.4 As bibliografias consultadas NÃO devem ser incluídas no resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

3.5 O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

3.6 NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo.

3.7 Antes da submissão, o resumo deve ter sido revisado por um professor ou pesquisador vinculado à uma instituição de ensino superior ou pesquisa, cujo nome deve ser informado e constará como revisor do resumo nos anais do evento. O orientador do trabalho pode ser o revisor, exceto quando ele for o autor.

3.8 No momento do envio, o resumo deve ser alocado em uma das áreas de submissão:

- Química, Fertilidade e Nutrição de Plantas.

- Corretivos e Fertilizantes.

- Morfologia, Gênese e Classificação do Solo.

- Biologia do Solo e Bioinsumos.

- Física, Manejo e Conservação do Solo e da Água.
 

4. REVISÃO DOS RESUMOS

4.1 A revisão dos resumos será efetuada pela comissão científica do evento.

4.2 Serão aceitos trabalhos de pesquisa que se enquadrem como relatos de caso, estudos observacionais e estudos experimentais.

4.3 O tema abordado deve ser relacionado à ciência do solo e deve estar adequadamente enquadrado nas categorias de submissão escolhidas pelos autores.

4.4 O resumo deve ser apresentado conforme o modelo disponibilizado e ter coerência dos itens textuais (introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão).

4.5 As conclusões devem responder explicitamente aos objetivos definidos no resumo e ter coerência com os resultados do estudo.

4.6 Divulgação dos resultados será realizada até o dia 09/05/2025.
 

5. DA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

Os seguintes itens devem ser seguidos para elaborar e formatar o pôster impresso:

- Na primeira e segunda linhas, devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses;

- A informação das agências financiadoras, quando constar, deverá ser apresentada no final do texto;

- A estrutura e a diagramação devem seguir a mesma que foi utilizada nos resumos aprovados: Introdução, Objetivos, Metodologia*, Resultados* (*ou "descrição do caso", quando se tratar de relatos de caso), Conclusão e Referências Bibliográficas;

- O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90 cm de largura x 1,20 m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão não poderá ser fixado no local de exposição);

- As fontes utilizadas deverão permitir leitura a uma distância de 2 metros;

- Fixação para exposição: Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Trabalhos não retirados em data e horários divulgados posteriormente serão descartados;

- A impressão, o transporte e o descarte do pôster são de responsabilidade dos autores;

- A apresentação do pôster será em paineis de exposição e seguirá a escala divulgada no site do congresso, quando da confirmação de que o trabalho foi aceito. Pelo menos um dos autores deverá permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado;

Clique aqui para baixar o template padrão para apresentação pôster
 

6. APRESENTAÇÃO ORAL

- O intuito da apresentação oral e da premiação dos melhores trabalhos é incentivar estudantes à carreira científica. Assim, os trabalhos selecionados serão apenas de estudantes (todos os níveis). E os trabalhos inscritos por profissionais empregados (pesquisadores, professores etc.) não serão considerados para esta seleção.

- Serão selecionados para apresentação oral os 4 (quatro) trabalhos que receberem as melhores notas na avaliação dos revisores.

Clique aqui para baixar o template padrão para apresentação oral

- As apresentações acontecerão nas datas e locais pré-determinados. Serão apresentações de no máximo 10 minutos, com mais 2 minutos para perguntas.

- Os apresentadores deverão elaborar sua apresentação em Power Point, usando o template acima.
 

7. CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso 20 dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

 

3º Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas

21 a 23 de maio de 2025

Bento Gonçalves, RS

Atendimento ao inscrito

 evento.solos@bento.ifrs.edu.br

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